Diferenças entre edições de "TV Globo"

20 bytes adicionados ,  16h46min de 7 de janeiro de 2010
m
→‎O acordo com a Time-Life: ligações internas
m (Desfeita a edição 18312948 de 189.58.216.22 (discussão | contribs))
m (→‎O acordo com a Time-Life: ligações internas)
Em [[1962]], um acordo polêmico assinado entre [[Time-Life]] e as [[Organizações Globo]], holding de [[Roberto Marinho]], proporcionou a Marinho o acesso a um [[Capital (economia)|capital]] em torno de 6 milhões de [[Dólar estadunidense|dólares]], o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infra-estrutura para a Globo. Em troca, ''Time-Life'' teria participação em 30 % de todos os lucros aferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a [[Rede Tupi|TV Tupi]], tinha sido construída com um capital em torno de [[Dólar estadunidense|US$]] 300.000.
 
O acordo foi considerado ilegal, pois a [[Constituição brasileira de 1946|Constituição Brasileira]] naquela época proibia qualquer pessoa ou empresa estrangeira de possuir participação em uma empresa brasileira de comunicação. O acordo foi investigado por uma [[Comissão Parlamentar de Inquérito|CPI]] em [[1967]]. Como uma tentativa de legalizar o acordo, mencionava-se claramente nos termos deste acordo que a ''Time-Life'' ou ''Time Inc.'' não tinha o direito de participar ou de interferir na administração da Globo. Na prática, ''Time-Life'' possuía grande influência dentro da Globo: [[Joseph Wallach]], o ex-diretor da ''Time-Life'' na [[Califórnia]], se tornou ''de facto'' um diretor executivo dentro da Globo.<ref>Sousa, Helena (1998-07). [http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-helena-globo-sic.pdf "The re-export of the US commercial television model time-life/Globo/SIC: replicating business strategies?"] (PDF). Minho University. pp. 1-15. http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-helena-globo-sic.pdf. Retrieved on 2007-11-17.</ref><ref>[[Daniel Herz|HERZ, Daniel]]. ''[[A História Secreta da Rede Globo]].'' Porto Alegre : Ortiz, 1989. pp. 133-145.</ref>
 
=== O início da Rede Globo ===
9 667

edições