Diferenças entre edições de "Taxa de licença de televisão"

12 320 bytes adicionados ,  23h26min de 4 de janeiro de 2019
sem resumo de edição
Uma '''taxa de licença de televisão''' é um pagamento exigido em muitos países para a recepção de transmissões de [[televisão]], ou a posse de um aparelho de televisão, onde algumas transmissões são financiadas total ou parcialmente pela taxa de licença paga. A taxa às vezes também é necessária para possuir um rádio ou receber transmissões de rádio. Uma licença de TV é, portanto, efetivamente um [[imposto]] [[hipoteca|hipotecadodireto]] para fins de financiamento da [[radiodifusão pública]], permitindo, assim, que emissoras públicas transmitam programas de televisão sem ou com financiamento suplementar de anúncios de rádio e televisão. No entanto, em alguns casos, o equilíbrio entre financiamento público e anúncios é o oposto - a emissora polonesa TVP recebe mais fundos de anúncios do que de seus impostos de TV.<ref>http://satkurier.pl/news/78819/koszty-i-zyski-tvp-jako-telewizji-publicznej.html</ref>
 
==História==
Os primeiros dias da [[radiodifusão]] apresentavam aos radiodifusores o problema de como levantar fundos para seus serviços. Alguns países adotaram o modelo de publicidade, mas muitos outros adotaram um modelo de assinatura pública obrigatória, com a assinatura na forma de uma licença de transmissão paga por famílias que possuem um aparelho de rádio (e, posteriormente, um aparelho de TV).
 
O [[Reino Unido]] foi o primeiro país a adotar o modelo compulsório de subscrição pública com a taxa de licenciamento destinada à BBC, que foi criada em 1º de janeiro de 1927 pela [[Carta Régia]] para produzir programas financiados publicamente e permanecer independente do governo, tanto gerencialmente quanto financeiramente.
===França===
Em 2018, a taxa de licença de televisão na [[França]] (continental e [[Córsega]]) é de 139 euros e nos [[Departamentos ultramarinos da França|departamentos ultramarinos]] e [[Coletividade de ultramar|coletividades]] era de 89 euros. A arrecadação proveniente da taxa de licença mantém a [[Radio France]], [[France Télévisions]] e [[Radio France International|Radio França Internacional]]. A França metropolitana recebe a France 2, France 3, France 5, Arte, France 4 e France Ô, enquanto os [[Departamentos ultramarinos da França|departamentos ultramarinos]] recebem também a Outre-Mer 1ère e a France Ô, além dos canais metropolitanos, agora disponíveis através da expansão do serviço de televisão digital terrestre. As emissoras públicas na França complementam sua receita de taxas de licenciamento com receita de [[publicidade]], mas mudanças na lei em 2009 destinadas a impedir a competição por audiência nas TVs públicas, impediram as emissoras públicas de veicular propagandas depois das 20h. Entre 1998 e 2004, a proporção da receita da France Télévisions proveniente de publicidade caiu de cerca de 40% para 30%. Para manter o custo de cobrança baixo, a taxa de licença na França é coletada como parte dos impostos locais.<ref>http://www.eumap.org/topics/media/television_europe/national/france/media_fra1.pdf</ref><ref>https://www.independent.co.uk/news/world/europe/fury-in-france-as-sarkozy-bans-adverts-from-state-tv-1225812.html</ref><ref>http://www.ddm.gouv.fr/article.php3?id_article=796</ref><ref>https://www.service-public.fr/particuliers/vosdroits/F88</ref>
 
===Grécia===
A taxa de licença na Grécia é indireta, mas obrigatória e paga através de contas de eletricidade. O montante a ser pago é de € 51,60 (em 2013) para cada conta separada da empresa de eletricidade (incluindo residência, escritórios, lojas e outros locais fornecidos com eletricidade). Seu beneficiário é a emissora estatal [[Ellinikí Radiofonía Tileórasi]] (ERT). A receita anual prevista para [[2006]] da ERT a partir da taxa de licença (oficialmente denominada taxa "retributiva") é de 262,6 milhões de euros (de 214,3 milhões de euros em 2005).
 
Tem havido alguma discussão sobre a imposição de uma taxa de licença direta após reclamações de pessoas que não possuem um aparelho de televisão e ainda são forçadas a financiar a ERT. Uma piada frequentemente citada é que até mesmo os mortos pagam a taxa de licença (já que os cemitérios pagam as contas de eletricidade).
 
Em junho de [[2013]], a ERT foi fechada para economizar dinheiro para o governo grego. Foi anunciado durante esse período que as taxas de licença devem ser suspensas temporariamente. Mas em junho de 2015, no governo do primeiro-ministro grego Aléxis Tsípras, a ERT reaberta. Hoje, a taxa de licença grega é de € 36 por ano.
 
===Irlanda===
As taxas de licença de rádio foram introduzidas na [[Austrália]] na década de 1920 para financiar as primeiras emissoras de propriedade privada, que não tinham permissão para vender publicidade. Com a formação da Australian Broadcasting Commission, de propriedade do governo, em 1932, as taxas de licença foram usadas para financiar as transmissões da [[Australian Broadcasting Corporation|ABC]], enquanto as estações de propriedade privada foram autorizadas a buscar receita de publicidade e patrocínio. As taxas de licenciamento de televisão também foram introduzidas em [[1956]], quando a ABC começou a transmitir transmissões de TV. Todas as taxas de licenciamento foram abolidas em 1974 pelo governo do Partido Trabalhista Australiano liderado por Gough Whitlam com base no fato de que a quase universalidade dos serviços de rádio e televisão significava que o financiamento público era um método mais justo de fornecer receita para emissoras de rádio e televisão de propriedade do governo.<ref>1974-75 Budget speech by the Hon Frank Crean, APH Hansard, 17 September 1974, p1290, introduced through the Broadcasting and Television Act 1974 (Cth)</ref> Desde então, a ABC passou a ser financiada por subsídios do governo, totalizando agora cerca de US$ 1,13 bilhão por ano, e suas próprias atividades comerciais (merchandising, venda de programas no exterior, etc.).
 
Em [[1964]], a Licença de Televisão Australiana, emitida em um cartão perfurado, custava £ 6 (A $ 12); a multa por não ter uma licença era de £ 100 (A$ 200).
 
===Bélgica===
====Flandres====
A região de [[Flandres]] da [[Bélgica]] e [[Bruxelas]] aboliram a sua licença de televisão em [[2001]]. A emissora flamenga [[Vlaamse Radio- en Televisieomroeporganisatie|VRT]] é agora financiada pela tributação geral.
 
====Valônia====
A partir de [[1 de janeiro]] de [[2018]], a taxa de licença na região da [[Valônia]] foi abolida. Todas as licenças ainda em vigor neste momento permanecerão em vigor e serão pagas até o período terminar, mas não serão renovadas após esse período (por exemplo, uma licença com início em [[1 de abril]] de [[2017]] ainda precisará ser paga até [[31 de maio]] de [[2018]]. A partir daí, não precisará pagar por uma licença).
 
A taxa de licenciamento na região da Valônia na Bélgica (abrangendo as comunidades [[Língua francesa|francófona]] e [[Língua alemã|alemã]]) era de € 100,00 para televisão.<ref>https://web.archive.org/web/20060509202223/http://www.wallonie.be/cmsmedia/fr/autoradio_television_tout_savoir_sur_la_redevance_pdf.pdf?uri=8a838083007a58500100bd7b7b5a0eee</ref> Apenas uma licença era necessária para cada família com um receptor de TV funcional, independentemente do número, mas cada automóvel com um rádio tinha que ter uma licença de rádio de carro separada. Os rádios domésticos não exigiam uma licença. O dinheiro arrecadado pela taxa era usado para financiar as emissoras públicas francesas e alemãs da Bélgica ([[RTBF]] e [[BRF]], respectivamente). A taxa de licença de TV era paga por pessoas com sobrenome começando com uma letra entre A e J entre 1 de abril e 31 de maio; aqueles com sobrenomes que começam com uma carta entre K e Z, pagavam entre 1 de outubro e 30 de novembro. Pessoas com certas deficiências estavam isentas de pagar a taxa de licença de televisão. Pessoas com certas deficiências estavam isentas de pagar a taxa de licença de televisão. Hotéis e estabelecimentos de alojamento similares pagavam uma taxa adicional de € 50,00 por cada aparelho de TV adicional entre 1 de janeiro e 1 de março.
 
===Bulgária===
Actualmente, as emissoras públicas [[Televisão Nacional da Bulgária]] e [[Rádio Nacional da Bulgária]] são quase inteiramente financiadas pelo orçamento nacional da [[Bulgária]]. Após a [[queda do comunismo]] e a ascensão da democracia nos [[anos 1990]], o tópico do financiamento da televisão pública e da radiodifusão foi amplamente discutido. Uma das soluções para coletar os fundos foi coletar uma taxa de usuários de cada cidadão da Bulgária. O Parlamento aprovou e incluiu a taxa na Lei de Rádio e Televisão; no entanto, o presidente impôs um veto à lei e iniciou-se uma discussão pública sobre a justiça da decisão. Os críticos argumentavam que isso é inaceitável, já que muitas pessoas estarão pagando por um serviço que podem não estar usando. O parlamento decidiu manter a resolução na lei, mas impôs um regime temporário de financiamento das emissoras através do orçamento nacional. A lei não foi alterada até hoje; no entanto, o regime temporário ainda está em vigor e tem sido constantemente prolongado. Como resultado, não há taxa a pagar. Actualmente, os fundos provêm do orçamento nacional.
 
===Chipre===
O [[Chipre]] costumava ter um imposto indireto mas obrigatório para a [[Corporação Cipriota de Radiodifusão|CyBC]], a emissora pública. O imposto foi adicionado às contas de eletricidade, e o valor pago dependia do tamanho da casa. No final da [[década de 1990]], foi abolido devido à pressão de emissoras comerciais de rádio e TV. A CyBC é atualmente financiado por publicidade e subsídios do governo.
 
===Finlândia===
A [[Finlândia]] aboliu sua taxa de televisão em 1 de janeiro de 2013,<ref>http://yle.fi/uutiset/end_of_the_road_for_tv_license_fees/6392392</ref><ref>http://www.tv-maksu.fi/en/index/tietoa/uutiset/2012/P_63.html</ref> substituindo-a por uma taxa diferenciada chamada de "imposto [[Yle]]". Ao contrário da taxa anterior, o imposto é progressivo, o que significa que as pessoas que ganham menos pagam menos e vice-versa - de € 50 a € 140, dependendo do rendimento. No entanto, o novo imposto também é aplicado a todos os adultos e não apenas uma vez por domicílio, o que significa, na prática, que sob o novo sistema, alguns pagarão menos do que antes e outros pagarão mais. Os assalariados de renda muito baixa são completamente isentos do imposto Yle.
 
Antes da introdução do imposto Yle, a taxa de televisão na Finlândia costumava estar entre € 244,90 e € 253,80 (dependendo do intervalo de pagamentos) por ano para um agregado familiar com TV (a partir de 2011). Foi a principal fonte de financiamento para a Yleisradio (Yle), um papel que agora foi assumido pelo imposto Yle.
 
===Hong Kong===
[[Hong Kong]] tinha uma taxa de licenciamento de rádio e televisão pela Rádio Hong Kong (RHK) e pela Rediffusion Television, apesar de ter sido uma colônia da coroa britânica até 1997. A licença custava US$ 36 por ano. As transmissões terrestres de rádio e televisão via satélite eram sempre gratuitas desde [[1967]], não importando se são analógicas ou digitais.
 
Havia programas de televisão públicos produzidos pela Rádio e Televisão de Hong Kong (RTHK). A RTHK é financiada pelo governo de Hong Kong, antes de ter seu próprio canal de TV, usou canais de televisão comerciais para transmitir seus próprios programas e cada um dos quatro canais de TV comerciais terrestres tradicionais de Hong Kong (TVB Jade e ATV Home, que transmitiam em [[língua cantonesa]] e a TVB Pearl e ATV World, que transmitiam em inglês) eram obrigados a transmitir 2,5 horas de programação de serviço público por semana. No entanto, não existe tal requisito para os novos canais digitais.
 
Desde 2017, a RTHK possui três canais de televisão digital: RTHK 31, RTHK 32 e RTHK 33. Os programas da RTHK retornarão aos canais da RTHK no futuro.<ref>http://rthk.hk/about/dtt/intro_e.htm</ref><ref>http://www.scmp.com/article/693608/rthk-lays-out-plan-four-digital-tv-channels</ref>
 
===Islândia===
===Índia===
A Índia introduziu um sistema de licenças para receptores de rádio em 1928, para a All India Radio Aakaashavani. Com o advento da transmissão televisiva em 1956-57, a televisão também foi licenciada. Com o surto de emissoras de televisão a partir de 1971-72, uma companhia de radiodifusão separada, Doordarshan, foi formada. As licenças de rádio e TV em questão precisavam ser renovadas nos correios anualmente. O prêmio anual por rádio era de 15 rupias nas décadas de 1970 e 1980. Selos de licença de rádio foram emitidos para este propósito. Em 1984, o sistema de licenciamento foi retirado com ambas as emissoras públicas nacionais indianas, AIR e Doordarshan, financiadas pelo governo da Índia e pela publicidade.
 
===Israel===
O imposto televisivo de Israel foi abolido em setembro de 2015, retroativamente a janeiro de 2015.<ref>http://www.timesofisrael.com/iba-workers-cry-foul-over-ban-on-expressing-political-opinions/</ref> A licença de televisão para 2014 em Israel foi de 345 novos shekeles (76 €) e a licença de rádio (apenas para proprietários de automóveis) foi de 136 novos shekeles (30 €). A taxa de licenciamento era a principal fonte de receita para a [[Israel Broadcasting Authority|Autoridade de Radiodifusão de Israel]], a emissora estatal, que foi fechada e substituída pela Israeli Broadcasting Corporation em maio de [[2017]]; no entanto, suas estações de rádio carregam publicidade completa e alguns programas de TV são patrocinados por empresas comerciais.
 
===Liechtenstein===
Para ajudar a financiar uma rede nacional de transmissão por cabo entre 1978 e 1998, ao abrigo da Lei da Rádio e Televisão, o Liechtenstein exigiu uma licença anual de radiodifusão doméstica para as famílias que tinham equipamento de recepção de radiodifusão. A taxa anual que foi solicitada pela última vez em 1998, chegou a 180 francos suíços.<ref>https://www.welcome.li/artikel-202.html</ref> No total, isso proporcionou uma renda de 2,7 milhões de francos, dos quais 1,1 milhão foram para a [[Swisscom|PTT]] e 250.000 francos suíços para a emissora suíça SRG. Desde então, o governo substituiu isso por uma verba anual do governo para a mídia pública de 1,5 milhão de francos suíços, administrada sob a supervisão da Mediakommision.
 
A única estação de rádio do principado, a Radio Liechtenstein, foi fundada como uma estação de música comercial privada em [[1995]]. Em 2004, foi nacionalizada pelo governo sob a propriedade de Liechtensteinischer Rundfunk, para criar uma estação pública nacional de transmissão de notícias e música. A estação é financiada por comerciais e pela concessão de radiodifusão pública. Uma emissora de televisão comercial, a [[1FLTV]], foi lançada em agosto de 2008.
 
Houve sugestões de reintrodução de uma taxa de radiodifusão pública no Liechtenstein e, no orçamento do governo para 2014-2017, tal como a proposta. No entanto, este foi rejeitado em 2015. Uma razão possível é que dois terços dos ouvintes da Radio Liechtenstein são suíços e não pagariam essa taxa.
 
===Malásia===
Até ser descontinuada em 2000, a licença de televisão na Malásia era de 24 [[Ringgit malaio|ringuites]] por ano (2 ringuites por mês), uma das taxas mais baixas para o serviço de televisão no mundo. Agora, a RTM é financiada por impostos e propaganda do governo, enquanto a Media Prima possui outros quatro canais de TV privados (TV3, NTV7, 8TV e TV9). Os outros dois, TV Alhijrah e WBC são emissoras menores. Astro é um serviço de televisão por assinatura, por isso operam com as taxas mensais que lhes são pagas pelos clientes, funcionando de forma similar para a HyppTV e ABNXcess.
 
===Malta===
A taxa de licença em Malta era de € 34,90. Foi usado para financiar a televisão pública maltesa [[TVM]] e as emissoras de rádio públicas Radio Malta e Radju Parliament administrados pela [[Serviços públicos de radiodifusão|Public Broadcasting Services]]. Aproximadamente dois terços do financiamento da TVM vieram da taxa de licença, com grande parte do restante proveniente de comerciais. A licença de televisão de Malta foi abolida em 2011, quando o sistema de free-air foi descontinuado.<ref>http://www.ero.dk/documentation/docs/doc98/official/pdf/ECCREP084.PDF</ref><ref>http://www.circom-regional.org/crdocs/european-benchmarking2002.pdf</ref>
 
===Países Baixos===
Desde 1967, a publicidade foi introduzida na televisão e rádio públicas, mas isso só foi permitido como um pequeno segmento antes e depois dos noticiários. Não foi até o final da década de 1980 que os chamados "breaks comerciais flutuantes" foram introduzidos, essas quebras normalmente são segmentos de múltiplos comerciais com uma duração total de 1 a 3 minutos e são colocados entre programas, para permitir que os programas rodem ininterruptamente. Na época, a publicidade aos fins de semana ainda não era permitida, principalmente em parte devido à forte influência das igrejas. Em 1991, a publicidade aos domingos começou lentamente a ocorrer.
 
Com o plano de abolir a taxa de licenciamento em 2000 devido aos excessivos custos de coleta e para pagar pela televisão pública a partir de fundos públicos, o imposto de renda foi aumentado no final dos anos 1990 e o tempo máximo de intervalo comercial foi estendido para 5 e 7 minuto. A [[Nederlandse Publieke Omroep]] é agora financiada por subsídios governamentais e publicidade. A quantidade de tempo usada por intervalos comerciais não pode exceder 15% do tempo de transmissão disponível diariamente e 10% do tempo total anual disponível.<ref>http://www.ero.dk/documentation/docs/doc98/official/pdf/ECCREP084.PDF</ref>
 
===Portugal===
2 132

edições