Abrir menu principal

Alterações

Redundância, falta de fontes públicas para oração.
==Controvérsias==
===Inquérito para apurar "ofensas" ao Supremo===
No diaEm [[14 de março]] de [[2019]], Dias Toffoli autorizou abertura de um inquérito para apurar supostas ofensas ao supremo e aos ministros do tribunal.  Contrariando o  padrão adotado, Toffoli escolheu diretamente o relator do caso, o ministro [[Alexandre de Moraes]], foi escolhido diretamente por Toffoli ao invés de por sorteio. As apurações não terão a participação da [[Procuradoria-Geral da República]] (PGR), como os outros inquéritos que tramitam no tribunal. O inquérito foi aberto por meio de portaria, e não a pedido da PGR, como é a regra, gerando controvérsia na comunidade jurídica e até mesmo entre os ministros do tribunal.<ref name= "oglobo1">[{{Citation | url = https://m.oglobo.globo.com/brasil/inquerito-aberto-por-toffoli-vai-investigar-deltan-dallagnol-auditores-da-receita-23523423 | title = Inquérito aberto por Toffoli vai investigar Deltan Dallagnol e auditores da Receita] | newspaper = O globo}}.</ref>
 
Na portaria, Toffoli apresentou como justificativa a suposta "...existência…existência de notícias fraudulentas (''fake news''), denunciações caluniosas, ameaças e infrações, que atingem a honorabilidade do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares".<ref name="oglobo1" />
 
A procuradora-geral da República [[Raquel Dodge]] contestou o inquérito, alegando  que a função de investigar não é parte que compete ao Judiciário, eo que isso poderia comprometercomprometeria a imparcialidade do processo.<ref>[{{Citation | url = https://m.oglobo.globo.com/brasil/inquerito-aberto-por-toffoli-para-apurar-ofensas-corte-gera-controversia-23532889 | title = Inquérito aberto por Toffoli para apurar ofensas à Corte gera controvérsia] | newspaper = O globo}}.</ref>
 
===Censura===
No diaEm [[11 de abril]] de [[2019]], a [[revista Crusoé]] publicou uma reportagem intitulada <i>O amigo do amigo de meu pai</i>. Segundo a publicação, a defesa do empresário [[Marcelo Odebrecht]] havia reunido um documento que mencionava Dias Toffoli, que, na época, era advogado-geral da União, como o "amigo do amigo do meu pai".<ref name="g1">[{{Citation | url = https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/15/stf-censura-sites-e-e-manda-retirar-materia-que-liga-toffoli-a-odebrecht.ghtml | title = STF censura sites e manda retirar matéria que liga Toffoli à Odebrecht] | newspaper = G1 | data = 2019-4-15}}.</ref><ref>[{{Citation | url = https://m.oglobo.globo.com/brasil/entenda-inquerito-de-toffoli-para-apurar-ataques-ao-stf-a-crise-no-judiciario-23604184 | title = Entenda o inquérito de Toffoli para apurar ataques ao STF e a crise no Judiciário] | newspaper = O globo}}.</ref><ref>[{{Citation | url = https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/ministro-do-stf-censura-sites-e-manda-tirar-do-ar-reportagem-sobre-toffoli.shtml | title = Ministro do STF censura sites e manda tirar do ar reportagem sobre Toffoli] | date = 2019-4 | newspaper = Folha | publisher = Folha da manhã}}.</ref>
 
Após a publicação da reportagem,  Toffoli classificou o conteúdo da revista como "... mentiras…mentiras e ataques...ataques… divulgadas [sic] por pessoas que querem atingir as instituições brasileiras" e pediu ao ministro [[Alexandre de Moraes]] que apurasse as informações. Em seguida Moraes ordenou que a revista Crusoé e o sitesítio <i>[[O Antagonista]]</i> retirassem do ar todas as reportagens e notas que citassem Toffoli{{Carece de fontes | date = 2019-4}}, além de estipular multa diária de R$ 100 mil e ordenandoordenar que a Polícia Federal ouvisse os responsáveis do site e da revista em 72 horas.<ref name="g1" />
 
A decisão de censurar previamente o conteúdo da revista causou críticas por órgãos de defesa da liberdade de imprensa e de expressão, como a [[Associação Nacional de Jornais]] (ANJ), a [[Associação Nacional de Editores de Revistas]] (ANER), a [[Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo]] (ABRAJI) a [[Associação Brasileira de Imprensa]] (ABI) e a [[Transparência internacional]].<ref>[{{Citation | newspaper = Folha | publisher = Folha da manhã | date = 2019-4 | url = https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/entidades-de-imprensa-criticam-censura-do-stf-a-reportagem-sobre-toffoli.shtml | title = Entidades de imprensa criticam censura do STF a reportagem sobre Toffoli]}}.</ref>
Alexandre de Moraes foi indicado por Dias Toffoli como o relator do inquérito para apurar supostas notícias fraudulentas contra os ministros da Corte.<ref name="g1"/>
 
A decisão de censurar previamente o conteúdo da revista causou críticas por órgãos de defesa da liberdade de imprensa e de expressão, como a [[Associação Nacional de Jornais]] (ANJ), a [[Associação Nacional de Editores de Revistas]] (ANER), a [[Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo]] (ABRAJI) a [[Associação Brasileira de Imprensa]] (ABI) e a [[Transparência internacional]].<ref>[https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/entidades-de-imprensa-criticam-censura-do-stf-a-reportagem-sobre-toffoli.shtml Entidades de imprensa criticam censura do STF a reportagem sobre Toffoli]</ref>
 
==Publicações==
4 477

edições