Piervy Kanal: diferenças entre revisões

12 bytes adicionados ,  3 de fevereiro de 2021
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel Edição móvel avançada
== História ==
Assim que a [[União Soviética]] foi abolida, a [[Rússia|Federação Russa]] assumiu a maioria de suas estruturas e instituições. Um dos primeiros atos do novo governo de [[Boris Yeltsin]] foi a assinatura de um decreto presidencial em 27 de dezembro de 1991, estabelecendo a jurisdição russa sobre o sistema central de televisão. A antiga Gosteleradio da era soviética foi transformada na 'Companhia Estatal Russa de Rádio e TV Ostankino'.
Posteriormente, em um decreto presidencial de 30 de novembro de 1994, o então presidente Yeltsin fez de Ostankino uma [[SociedadeEmpresa anónimade capital fechado|sociedade anônima fechada]], transformando-o na Televisão Pública Russa (Obschestvennoe Rossiyskoye Televideniye ou ORT), até 2000. As ações foram distribuídas entre órgãos estaduais (51%) e acionistas privados, incluindo vários bancos (49%). A privatização parcial foi inspirada pela situação financeira intolerável de Ostankino devido aos enormes custos de transmissão e uma folha de pagamento inchada (equipe total de cerca de 10.000 no início de 1995).
Após a [[crise financeira russa de 1998 | colapso financeiro de 1998]], o canal obteve um empréstimo governamental de $ 100 milhões de vários bancos controlados pelo estado (Vneshekonombank). <ref>''Television in the Russian Federation: Organisational Structure, Program Production and Audience''</ref> Ainda em 1998, a sociedade anônima fechada foi transformada em [[sociedade anônima]]. No entanto, o controle dos votos no conselho de administração permaneceu nas mãos de estruturas ligadas ao então empresário Boris Berezovsky ligado ao Kremlin. Graças a esse [[estado de coisas]], Berezovsky conseguiu preservar o controle sobre os fluxos de caixa do canal e também sobre sua linha editorial até 2002.
 
Manteve os tradicionais programas e programas do Primeiro Canal da [[Televisão Central Soviética|Televisão Soviética]], como ''[[Vremya]]'', ''KVN'', ''Chto? Gde? Kogda?'', ''V mire zhivotnykh'' e ''Clube de Viajantes''; os dois últimos programas não estão mais no ar neste canal.