Diferenças entre edições de "Dinastia caldeia"

== Árvore genealógica da dinastia caldéia ==
Follows Wiseman (1983).{{Sfn|Wiseman|1983|p=12}} A reconstrução da ancestralidade de Nabopolassar segue Jursa (2007),{{sfn|Jursa|2007|p=133}} e a ancestralidade de Neriglissar segue Wiseman (1991){{Sfn|Wiseman|1991|p=241}} e os filhos de Nabucodonosor II seguem Beaulieu (1998).{{Sfn|Beaulieu|1998|p=|pp=174–175, 199–200}}
{{Tree chartChart/start|align=center|summary=Nabopolassar family tree}}
{{legend|#FFE4B5|Parentes de sangue de Nabopolassar}}
{{Chart| | | | | | | | | | | | | | | |Nb| |Nb='''[[Nabopolassar]]'''<br><small>r. 626–605 a.C.</small>}}
{{legend|#7FFFD4|Clã [[Puqudu]] ([[Arameus]])}}
{{Tree chartChart| | | | | | | | | | | | | | | | | |),|-|-^|-|.|}}
<small>
{{Chart|Bsh| | | | |Am|~|y|~|Neb| |Nab| |Ad|~|y|~|Tsu|Neb='''[[Nabucodonosor II]]'''<br><small>r. 605–562 a.C.</small>|Nab=[[Nabuzerusabesi]]|Am=''[[Amitis da Média|Amitis]]''|Ad=''[[Adagupi]]''|Tsu=[[Nabubalassuiquibi]]|Bsh=[[Belsumiscum]]}}
 
{{Tree chartChart| | !| |!| | | | |,|-|-|-|+|-|-|-|v.|- |- |- |v|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|. | | | | | |!|}}
{{Tree chart/start|align=center|summary=Nabopolassar family tree}}
{{Chart|Nrg|~|y|~|Ka| |Aml| |Dgt|~|~|~|y|~|~|~|Nid|Ka='''''Cassaia'''''|Nrg='''[[Neriglissar]]'''<br><small>r. 560–556 a.C.</small>|Aml='''[[Evil-Merodaque]]'''<br><small>r. 562–560 a.C.</small>|Dgt=''[[Nitócris da Babilônia]]''|Nid='''[[Nabonido]]'''<br><small>r. 556–539 a.C.</small>}}
{{Tree chart| | | | | | | | | | | | | | | | |Nabnas|Nabnas=[[Nabu-nasir (priest)|Nabu-nasir]]|boxstyle_Nabnas=background:moccasin; |}}
{{Tree chartChart| | | | |!| | | | | | | | | | | | | |),|-|-|-|v|-|-^|-|.|}}
{{Chart| | | |Lab| | | | | | | | | | | |Bel| |Sha|Lab='''[[Labasi-Marduque]]'''<br><small>r. 556 a.C.</small>|Bel=[[Belsazar]]|Sha=''[[Enigaldi-Nana]]''}}
{{Tree chart| | | | | | | | | | | | | | | | |Nebuch||Usab| |Belu|Nebuch=[[Nabucodonosor (governor de Uruque)|Nabucodonosor]]|boxstyle_Nebuch=background:moccasin; |Usab=[[Nabu-usabsi]]|boxstyle_Usab=background:moccasin; |Belu=[[Bel-uballit]]|boxstyle_Belu=background:moccasin; |}}
{{Tree chartChart/end}}
{{Tree chart| | | | | | | | | | | | | | | | | |)|-|-|-|.|}}
{{Tree chart| | |Nav| | | | | | | | | | | |Nb| |Nabs|Nb='''[[Nabopolassar]]'''<br><small>{{reign|626|605 BC}}</small>|Nav=[[Nabu-epir-la'a]]|Nabs=[[Nabu-shumu-ukin (general babilônico)|Nabu-shumu-ukin]]|boxstyle_Nb=background:moccasin; |boxstyle_Nabs=background:moccasin; |boxstyle_Nav=background:aquamarine; |}}
{{Tree chart| | | |!| | | | | | | | | | | |,|-|^|-|v|-|-|-|.|}}
{{Tree chart| | |Bsh| | | |Am|~|y|~|Neb| |Nshu| |Nab| | | | | | | | | | | | | |Ad|~|y|~|Tsu|Neb='''[[Nabucodonosor II]]'''<br><small>{{reign|605|562 BC}}</small>|Nab=[[Nabu-zer-ushabshi]]|Am=''[[Amitis da Média|Amitis]]''|Ad=''[[Adagupi]]''|Tsu=[[Nabu-balatsu-iqbi]]|Bsh=[[Bel-shum-ishkun]]|boxstyle_Neb=background:moccasin; |boxstyle_Nab=background:moccasin; |boxstyle_Bsh=background:aquamarine; |Nshu=[[Nabussumalisir]]|boxstyle_Nshu=background:moccasin; |}}
{{Tree chart| | | |!| | | | |,|-|-|-|+|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|v|-|-|-|.| | | | | |!}}
{{Tree chart| | |Nrg|~|~|Ka| |In| |Ba| |Aml| |Mar1| |Mar2| |Mush| |Dgt|~|y|~|Nid|Ka=''[[Cassaia]]''|Nrg='''[[Neriglissar]]'''<br><small>{{reign|560|556 BC}}</small>|Aml='''[[Evil-Merodaque]]'''<br><small>{{reign|562|560 BC}}|Dgt=''[[Nitócris da Babilônia|Nitócris]]'' (?)|Nid='''[[Nabonido]]'''<br><small>{{reign|556|539 BC}}</small>|In=''[[Innin-etirat]]''|Ba=''[[Ba'u-asitu]]''|Mar1=[[Marduk-shum-usur]]|Mar2=[[Marduk-nadin-ahi]]|Mush=[[Mushezib-Marduk (son of Nebuchadnezzar II)|Mushezib-Marduk]]|boxstyle_Ka=background:moccasin; |boxstyle_Aml=background:moccasin; |boxstyle_In=background:moccasin; |boxstyle_Ba=background:moccasin; |boxstyle_Mar1=background:moccasin; |boxstyle_Mar2=background:moccasin; |boxstyle_Mush=background:moccasin; |boxstyle_Dgt=background:moccasin; |boxstyle_Nrg=background:aquamarine; |}}
{{Tree chart| |,|-|^|-|.| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |,|-|-|-|+|-|-|-|.|}}
{{Tree chart|Lab| |Gig|~|~|Nabshum| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |Bel| |Sha| |Oth|Lab='''[[Labasi-Marduque]]'''<br><small>r. 556 BC</small>|Bel=[[Belsazar]]|Sha=''[[Enigaldi-Nana]]''|Nabshum=[[Nabu-shuma-ukin]]|Gig=''[[Gigitum]]''|boxstyle_Sha=background:moccasin; |boxstyle_Bel=background:moccasin; |boxstyle_Lab=background:aquamarine; |boxstyle_Gig=background:aquamarine; |Oth=Others (?)<br>{{Notas de rodapé|The two later Babylonian rebels [[Nabucodonosor III]] and [[Nabucodonosor IV]] both claimed to be sons of Nabonidus, but this was not true for either rebel. Nebuchadnezzar III was actually the son of a man called Mukīn-zēri and Nebuchadnezzar IV was of [[Urartu|Urartian]] (Armenian) origin.{{sfn|Nielsen|2015|p=|pp=55–57}}|group="n"}}|boxstyle_Oth=background:moccasin; |}}
{{Tree chart/end}}
</small>
 
{{Notas}}
{{referências}}
2 367

edições