Abrir menu principal

Wikipédia β

Radio Caracas Televisión (ou simplesmente RCTV) foi uma rede de televisão privada venezuelana fundada em 14 de novembro de 1953 com sede em Caracas, na rua Quinta Crespo. Era também chamada de El Canal Barcenas. A rede pertence à Empresas 1BC. Foi a primeira emissora de televisão da Venezuela. Em suas origens a Corporação Radiofônica Venezuelana (CORAVEN).

Radio Caracas Televisión
Radio Caracas Television C.A.
Tipo Rede de televisão aberta
País  Venezuela
Fundação 14 de novembro de 1953
por William H. Phelps Sr.
Extinção 27 de maio de 2007 (53 anos)
Pertence a Empresas 1BC
Presidente Eladio Lárez (RCTV)
Marcel Granier (Empresas 1BC)
Cidade de origem Bandera de Caracas.svg Caracas, Distrito Capital
Sede Bandera de Caracas.svg Caracas, Distrito Capital
Avenida Sur, 4 - Quinta Crespo
Estúdios Bandera de Caracas.svg Caracas, Distrito Capital
Avenida Sur, 4 - Quinta Crespo
Slogan Marca el paso
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i 16:9 (HDTV)
Cobertura Internacional
Página oficial www.rctv.net[ligação inativa]

Foi fundada em 14 de novembro de 1953 por Wiliam H. Phelps, na Venezuela, foi a primeira estação de televisão a sair do ar na Venezuela, inicialmente no canal & com as siglas YVKS-TV, canal 7. A RCTV tinha a maior audiência na Venezuela, com cerca de 10 milhões de venezuelanos assistindo sua programação (45% de "share").[1] No mesmo canal, agora é veiculada a TVes.

Índice

CuriosidadesEditar

  • O atual símbolo da RCTV tem os mesmos padrões dos símbolos antigos, porém de forma mais dinâmica e moderna. É composto por três peças curvadas em azul, vermelho e amarelo (as cores da bandeira da Venezuela) e, junto a elas, o desenho de um leão, mascote da emissora.
  • A RCTV era a emissora de TV mais antiga da Venezuela, com 53 anos de funcionamento.

O fim da RCTVEditar

 
Milhares de venezuelanos protestam contra o encerramento da RCTV.

No dia 27 de Maio de 2007 a RCTV exibia um especial de 24 horas sem intervalos chamado: "Un Amigo és para siempre" (que exibia o vídeo promocional da emissora "Un corazón que grita").

Logo depois da emissora sair do ar definitivamente os estúdios da Rádio Caracas Televisión, a RCTV, foram totalmente ocupadas por militares.

A RCTV deixou de transmitir em sinal aberto às 23h59min (GMT-4) do dia 27 de maio de 2007 entrando em seu lugar a TVes (Televisora Venezolana Social) ao ser negada a renovação de sua concessão de transmissão, alegando que a emissora teria participado na tentativa do golpe em 2002, fato abordado no documentário A Revolução Não Será Televisionada.

A novela mais assistida da Venezuela era da RCTV e não chegou a ter um fim.

O telejornal El Observador não encerrou as edições, mesmo com o fechamento da RCTV. Para isso, criou o El Observador En Linea, uma página no YouTube, para postar as edições. Atualmente El Observador está no ar pela Globovisión e pelo canal internacional da RCTV.

Em 2006 o Serviço Autônomo da Propriedade Intelectual (SAPI) emitiu uma resolução administrativa onde o uso da marca é cancelado.

PresenteEditar

RCTV atualmente trabalha como produtor independente, em onde existem programas para outras cadeias como Televen e Meridiano TV em Venezuela, além de parcerias com R.T.I. Producciones de Colômbia e Televisa do México. Em 2015, seria em estudar um romance de forma independente, isto é intitulado Piel Salvaje, adaptação de La Fiera.

RCTV internacional Corporation, uma empresa pertencente ao grupo dos 1BC, que foi fundada em 1982, nos Estados Unidos, onde tem sua sede, é responsável por suas telenovelas de exportação para o exterior.

Transmissão internacionalEditar

Apesar de o fato que alguns dos programas da RCTV poderem ser assistidos em outros países em vários canais, a RCTV, junto com a Globovisión, criaram a TV Venezuela, um canal pago com retransmissão da DirecTV.

O canal de televisão estatal chamado TVes ocupou o Canal 2 que por 53 anos foi da RCTV. Dez segundos após o último sinal da RCTV ser emitido, a TVes entrou no ar, já no dia 28 de maio de 2007, com uma vinheta que se repetiu por vinte minutos, até iniciar a programação com o Hino nacional da Venezuela, utilizando os equipamentos de transmissão expropriados da RCTV.

Em 16 de julho de 2007, a RCTV voltou ao ar pela DirecTV, no canal 103; pela InterCable e pela Net-Uno. O canal 103 da DirecTV Venezuela já trazia o test-patern com o logotipo da estação, que aguardava os últimos ajustes pra o reinício das transmissões. Após a exibição do Hino Nacional Venezuelano e do pronunciamento de um dos seus diretores, Eladio Larez, a Radio Caracas Televisión reiniciou suas transmissões sob o nome de RCTV Internacional.

Em 24 de janeiro de 2010, o governo venezuelano representado pela Comisión Nacional de Telecomunicaciones (Conatel), determinou o encerramento das transmissões do canal internacional e mais cinco canais a cabo. De acordo com o órgão, os canais "extintos" não cumpriram com o determinado que exige a veiculação em pelo menos 30% do conteúdo transmitido da Venezuela.[2][3]

Por um tempo RCTV só podia ser assistida através da Internet.

Atrito com o BrasilEditar

O fechamento da RCTV por Hugo Chávez recebeu condenação do Congresso Brasileiro. Em represália, o venezuelano disse que o Congresso Brasileiro é um "Papagaio de Washington". Vários brasileiros criticaram o insulto, tornando-se a favor da expulsão da Venezuela do Mercosul.[carece de fontes?]

SloganEditar

Slogan RCTV foi alterado várias vezes durante sua história. Algumas delas incluem

  • 1963-1981: "No hay dos como el 2"
  • 1982-1983: "RCTV La Número 1"
  • 1984-1987: "En RCTV hay mas estrellas que en el cielo"
  • 1988-1989: "Inseparables"
  • 1990: "Porque para nosotros el número uno es usted"
  • 1991: "La Televisión"
  • 1992: "La Televisión... orgullosos de lo nuestro"
  • 1993: "Siga con Radio Caracas... La Televisión"
  • 1994: "RCTV... la televisión"
  • 1995: "Somos la televisión ... como debe ser"
  • 1996-1997: "Somos su mejor elección"
  • 1998: "Donde tu te ves"
  • 1999: "Alegría y Optimismo... RCTV"
  • 2000: "Puro corazón que se ve"
  • 2001: "Te queremos dar te mas"
  • 2002: "Te sientes TV"
  • 2003: "Tu vales oro"
  • 2004: "Como te dé la gana"
  • 2005: "Así es como es"
  • 2006: "Tenemos con que"
  • 2007: "Tenemos por que"
  • 2007: "Un amigo es para siempre"
  • 2007: "Alto pana, 'ta contigo"
  • 2008: "Donde nos pongan, la pegamos"/"1 Con Todo"
  • 2009: "R.C.T.V"
  • 2010: "RCTV: marca el paso"
  • 2011: "Aquí estás en todo"

Acordos com outras empresasEditar

Referências

  1. CNN em Inglês, visitado em 13 de junho de 2007, às 22h40 UTC.
  2. El Observador - RCTV Internacional, visitado em 24 de janeiro de 2010.
  3. G1, visitado em 24 de janeiro de 2010.
Precedido por
Canal 2 VHF de Caracas
19532007
Sucedido por
TVes