Abrir menu principal
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.


The Oregonian
Periodicidade Diário
Formato Tabloide (desde 2 de abril de 2014)
Sede 1500 S.W. First Avenue[1]
Portland, Oregon 97201, Estados Unidos
Fundação 1850
Pertence a Advance Publications[2]
Editora Oregonian Media Group[3][4]
Editor Therese Bottomly[5]
Circulação 140,000 (diário)[carece de fontes?] 170,000 (domingo)[6]
ISSN 8750-1317
Página oficial www.OregonLive.com

The Oregonian é um jornal diário baseado em Portland, Oregon, Estados Unidos, de propriedade da Advance Publications. É o mais antigo jornal continuamente publicado na costa oeste dos EUA,[7] fundado como semanal por Thomas J. Dryer em 4 de dezembro de 1850 e publicado diariamente desde 1861. É o maior jornal do Oregon e o segundo maior do Noroeste Pacífico por circulação. É um dos poucos jornais com foco estadual nos Estados Unidos.[7][8] A edição de domingo é publicada sob o título The Sunday Oregonian. A edição regular foi publicada sob o título The Morning Oregonian de 1861 até 1937.[9]

The Oregonian recebeu o Prêmio Pulitzer de 2001 pelo Serviço Público, a única medalha de ouro concedida anualmente pela organização. A equipe do jornal ou escritores individuais receberam outros sete prêmios Pulitzer, mais recentemente o prêmio de Redação Editorial em 2014.[10]

The Oregonian é entregue em casa nos condados de Multnomah, Washington, Clackamas e Yamhill, no Oregon, e no Condado de Clark, Washington, quatro dias por semana (quarta, sexta, sábado e domingo); também é entregue em casa em partes dos condados de Marion e Columbia.[11] Embora alguns revendedores independentes entreguem o jornal fora dessa área, em 2006 ele deixou de estar disponível no leste do Oregon e na costa sul de Oregon e, a partir de dezembro de 2008, "aumentar os custos de impressão e distribuição" fez com que o papel interrompesse a entrega a todos. áreas ao sul de Albany.[12]

HistóriaEditar

EstabelecimentoEditar

Um ano antes da incorporação da pequena cidade de Portland, Oregon, em 1851, os futuros líderes da nova comunidade estavam determinados a criar um jornal local - uma instituição que era vista como um pré-requisito para o crescimento urbano.[13] O principal desses organizadores comunitários pioneiros que buscavam o estabelecimento de uma impressora em Portland foi o Coronel. WW Chapman e proeminente empresário local Henry W. Corbett.[13] No outono de 1850, Chapman e Corbett viajaram para São Francisco, na época a maior cidade da costa oeste dos Estados Unidos, em busca de um editor interessado e capaz de produzir um jornal semanal em Portland.[13] Lá o casal conheceu Thomas J. Dryer, um nova-iorquino transplantado que era um escritor enérgico com equipamento de impressão e experiência anterior na produção de um jornal comunitário de pequena circulação em seu Condado de Ulster, em Nova York.[13]

Primeiras edições semanaisEditar

 
A primeira página semanal do Oregonian em 19 de março de 1859 

A imprensa de Dryer foi transportada para Portland e foi lá em 4 de dezembro de 1850 que a primeira edição do The Weekly Oregonian encontrou seus leitores.[14] Cada edição semanal consistia em quatro páginas, impressas com seis colunas de largura.[14] Pouca atenção foi dada aos noticiários atuais, com a maior parte do conteúdo do artigo dedicada a temas políticos e comentários biográficos.[14] O jornal tomou uma linha política firme apoio do Partido Whig orientação -um que logo trouxe em conflito com o Statesman, um democrata de papel lançado em Oregon City, não muito tempo depois da estreia do 'Weekly Oregonian.[14] Uma rivalidade alta e amarga entre os órgãos de notícias concorrentes se seguiu.[14]

De 1860 a 1870Editar

De 1860 a 1870Editar

Henry Pittock tornou-se o proprietário em 1861 como compensação por salários não pagos, e começou a publicar o jornal diariamente, exceto aos domingos.[15] O objetivo de Pittock era concentrar-se mais nas notícias do que no púlpito de valentões estabelecido por Dryer.[16] Encomendou uma nova prensa em dezembro de 1860 e também providenciou o envio das notícias pelo telégrafo para Redding, na Califórnia, depois para a diligência em Jacksonville, Oregon, e depois para o pony express em Portland.[16]

Era ScottEditar

 
Harvey W. Scott como ele apareceu na década de 1870

De 1866 a 1872, Harvey W. Scott foi o editor.[17] Henry W. Corbett comprou o jornal de um Pittock pobre em dinheiro em outubro de 1872 e colocou William Lair Hill como editor.[16] Scott, demitido por Corbett por apoiar os candidatos de Ben Holladay, tornou-se editor do jornal rival Bulletin de Holladay.[16] O jornal faliu por volta de 1874, e Holladay perdeu US $ 200.000 no processo.[16] Corbett vendeu o The Oregonian de volta a Pittock em 1877, marcando o retorno de Scott ao conselho editorial do jornal.[16] Um dos proprietários do jornal, Scott permaneceria como editor-chefe até pouco antes de sua morte em 1910.

De 1880 a 1890Editar

Um dos jornalistas que iniciou sua carreira no The Oregonian durante esse período foi James J. Montague, que assumiu e escreveu a coluna "Slings & Arrows" até ser contratado por William Randolph Hearst em 1902.[18]

Sunday OregonianEditar

Em 1881, o primeiro Sunday Oregonian foi publicado.[19] O jornal ficou conhecido como a voz dos republicanos orientados para os negócios, como evidenciado pelo endosso consistente dos candidatos republicanos à presidência em todas as eleições federais anteriores a 1992.

Nova localizaçãoEditar

 
O Edifício Oregonian de 1892 foi o lar do jornal até 1948. Foi demolido em 1950.

Os escritórios e prensas do jornal foram originalmente abrigados em um prédio de dois andares no cruzamento da First Street (agora First Avenue) com a Morrison Street, mas em 1892 o jornal mudou para um novo prédio de nove andares na 6th e nas ruas Alder.[19] O novo edifício era o mesmo que seu antecessor (e sucessor), chamado The Oregonian Building. Incluía uma torre de relógio em um canto, e a altura total do edifício de 194[20] a 196[21]   pés (cerca de 59   m) tornou a estrutura mais alta de Portland, uma distinção que manteve até a conclusão do Edifício Yeon em 1911.[21] Continha cerca de 100 pés quadrados (9.300 m²) de espaço, incluindo o porão, mas não a torre.[20] O jornal não se moveu novamente até 1948. O edifício de 1892 foi demolido em 1950.[22]

1900 a 1940Editar

 
The Morning Oregonian, 22 de janeiro de 1912

Após a morte de Harvey Scott, em 1910, o editor-chefe do jornal era Edgar B. Piper, que já havia gerenciado o editor.[23] Piper permaneceu editor até sua morte em 1928.

The Morning Oregonian e KGWEditar

Em 1922, The Morning Oregonian lançou a KGW, a primeira estação de rádio comercial do Oregon. Cinco anos depois, a KGW se afiliou à NBC (1927). O jornal comprou uma segunda estação, a KEX, em 1933,[24] da subsidiária da NBC , Northwest Broadcasting Co. Em 1944, a KEX foi vendida para a Westinghouse Radio Stations, Inc. The Oregonian lançou a KGW-FM, a primeira estação FM da Northwest,[25] em 1946 (aclamada por "The Oregonian" em 8 de maio de 1946), hoje conhecida como KKRZ. A KGW e a KGW-FM foram vendidas para a King Broadcasting Co em 1953.

Em 1937, The Morning Oregonian encurtou seu nome para The Oregonian . Dois anos mais tarde, o editor associado Ronald G. Callvert recebeu um Prêmio Pulitzer por reportagem editorial para "redação editorial ilustre... como exemplificado pelo editorial intitulado" My Country 'Tis of Thee"[26]

Mudança em 1948Editar

 
Postal da nova casa do The Oregonian, esquina da 6th & Jefferson

Em 1948, o jornal mudou-se para um novo local no centro da cidade, onde sua sede permaneceria pelos próximos 66 anos, na SW Broadway entre Jefferson Street e Columbia Street. O novo edifício foi projetado por Pietro Belluschi e novamente foi nomeado The Oregonian Building.[19] O quarteirão era anteriormente o lar da mansão de William S. Ladd, que havia sido demolida por volta de 1925. Por volta de 1946, The Oregonian comprou o bloco por US $ 100.000, o que levou a queixas do editor de papel Leslie M. Scott por causa do preço escandaloso.[16] Três anos depois, Scott comprou um bloco próximo para o estado em US $ 300.000, mantendo o escritório do Tesoureiro do Estado de Oregon.[16]

O novo prédio do Oregon continha a estação de rádio KGW e um estúdio de televisão, além de uma grande e opulenta sala de jantar.[16] O contratado era L. H. Hoffman, que estava sob um contrato muito mais rentável.[16] Além da "extravagância do design", materiais de construção em falta, o país estava sob forte inflação, e os planos de Belluschi nunca estavam prontos, levando a custos enormes.[16] The Oregonian teve que pedir emprestado aos bancos, a primeira vez em mais de 50 anos.[16] O novo presidente da empresa, E. B. MacNaughton, foi forçado a esgotar os limites de empréstimos da empresa no First National Bank, depois se voltar para o Bank of America.[16] MacNaughton, em seguida, eliminou um elevador extra, a sala de jantar e os estúdios de rádio e televisão da KGW.[16] O prédio ainda custou US $ 4 milhões, o dobro da estimativa original.[16]

O prédio foi inaugurado em 1948, mas o The Oregonian teve que vendê-lo para a Connecticut Mutual Life Insurance Company por US$ 3,6 milhões em um acordo de leaseback.[16] Outras questões financeiras levaram à venda de 1950 para Samuel Newhouse.[16]

De 1950 a 1960Editar

Em 1950, o fundador da Advance Publications SI "Si" Newhouse comprou o jornal. Naquela época, o preço de venda de US $ 5,6 milhões era o maior para um único jornal.[27] A venda foi anunciada em 11 de dezembro de 1950.[16] Em 1954, a Newhouse comprou 50% da emissora de rádio e televisão Mount Hood, que transmite a KOIN-TV, a primeira estação de televisão VHF de Portland, KOIN AM (agora KUFO) e KOIN-FM (agora KXL-FM). Circulação The Oregonian ' em 1950 era 214.916; a do rival Oregon Journal foi 190.844.[28]

Em 1957, os escritores da equipe William Lambert e Wallace Turner receberam o Prêmio Pulitzer por Relatorias Locais - No Edition.[29] O prêmio deles citou "a exposição do vício e da corrupção em Portland envolvendo alguns funcionários municipais e oficiais da Fraternidade Internacional de Equipes, Motoristas, Armazéns e Ajudadores da América, Conferência Oeste" e observou que "eles cumpriram suas tarefas apesar das grandes desvantagens e do risco de represália de elementos sem lei".[29]

The Oregon JournalEditar

O que se tornaria uma longa e acalorada greve começou contra ambos The Oregonian e The Oregon Journal começou em novembro de 1959.[30] A greve foi convocada pela Stereotypers Local 49 sobre várias questões contratuais, particularmente a introdução de maquinaria de fundição de chapas mais automatizada;[31] o novo equipamento de publicação norte-americana de fabricação alemã exigia um operador em vez dos quatro que operavam o equipamento existente.[30] Wallace Turner e muitos outros escritores e fotógrafos se recusaram a cruzar as linhas de piquete e nunca mais retornaram.[32] Os dois jornais publicaram um "artigo conjunto, com marcas falsas" por seis meses, até que tivessem contratado ajuda não sindicalizada suficiente para retomar as operações separadas.[31] A partir de fevereiro de 1960, trabalhadores sindicalistas em greve publicaram um jornal diário, The (Portland) Reporter;[7] sua circulação atingiu o pico de 78.000, mas foi desativada em outubro de 1964.

Em 1961, Newhouse comprou o The Oregon Journal, o jornal da tarde de Portland. Operações de produção e de negócios dos dois jornais foram consolidadas na construção do Edifício Oregonian, enquanto suas equipes editoriais permaneceu separado.[33] O National Labor Relations Board decidiu que a greve era ilegal em novembro de 1963.[7] Os grevistas continuaram a piquete até 4 de abril de 1965,[32] quando os dois jornais se tornaram lojas abertas.

Referências

  1. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome move 2014
  2. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome hunsberger2013jun
  3. «About Oregonian Media Group (FAQ)». OregonLive.com. 20 de junho de 2013. Consultado em 16 de fevereiro de 2019 
  4. «About Oregonian Media Group». Oregonian Media Group. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2017 
  5. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome bottomly-named-editor
  6. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome oreg-2016jul25
  7. a b c d Heinzkill, Richard (August 1993). "A Brief History of Newspaper Publishing in Oregon". University of Oregon Libraries. Retrieved November 22, 2006.
  8. «Our History» 
  9. «Morning Oregonian. (Portland, Or.) 1861–1937». Historic Oregon Newspapers 
  10. «The 2014 Pulitzer Prize Winners: Editorial Writing» 
  11. «Get The Oregonian Delivered To Your Home Or Business». The Oregonian 
  12. «Oregonian to halt delivery in Eugene-Springfield area». The Register-Guard 
  13. a b c d H.W. Scott, History of Portland, Oregon: With Illustrations and Biographical Sketches of Prominent Citizens and Pioneers. Syracuse, NY: D. Mason & Co., 1890; pg. 413.
  14. a b c d e Scott, History of Portland, Oregon, pg. 414.
  15. «The Press». History of Portland, Oregon 
  16. a b c d e f g h i j k l m n o p q r MacColl, E. Kimbark. The Growth of a City: Power and Politics in Portland, Oregon 1915–1950. [S.l.: s.n.] ISBN 0-9603408-1-5 
  17. Notson, Robert C., "Making the Day Begin", Oregonian Publishing Company, 1976, p.8.
  18. James J. Montague, collected papers, Ithaca, New York
  19. a b c Notson, Robert C. (December 6, 1981). "100 Years of Sunday Reading". The Sunday Oregonian, pp. NW4-NW11.
  20. a b "Oregonian Building Said Most Fireproof On Coast, Ahead of Its Time, When Built". (October 5, 1947). The Sunday Oregonian, p. 16.
  21. a b "Yeon Skyscraper Starts March 10". (February 6, 1910). The Sunday Oregonian, Section 4, p. 12.
  22. "Building Gone From Old Site". (November 19, 1950). The Sunday Oregonian, p. 18.
  23. Editor and Publisher (em inglês). [S.l.]: ASM Communications. 1919 
  24. "Oregonian Acquires Radio Station KEX". (September 1, 1933). The Morning Oregonian, p. 1.
  25. Notson, Robert C., "Making the Day Begin", Oregonian Publishing Company, 1976, p.22.
  26. «The Pulitzer Prizes 1939 Winners» 
  27. Notson, Robert C. "Making the Day Begin" Oregonian Publishing Company, 1976, p.27.
  28. «The Press: Snap the Whip». Time magazine 
  29. a b «The Pulitzer Prizes 1957 Winners» 
  30. a b Klare, Gene (November 1, 2002). "Let me say this about that". Northwest Labor Press. Archived from the original on September 6, 2003. Retrieved September 13, 2010.
  31. a b "The Press: Portland: How Good Is a Strike?". Time. March 8, 1963. Retrieved September 13, 2010.
  32. a b Babb, Doug (June 21, 2010). "1959–1965: Portland's Newspaper Strike". Conkling Fiskum & McCormick. Retrieved September 13, 2010. [dead link]
  33. Notson, Robert C. "Making the Day Begin". Oregonian Publishing Company, 1976, p.51.

Leitura adicionalEditar

Ligações externasEditar