Abrir menu principal

Islamic Republic of Iran Broadcasting

Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

Islamic Republic of Iran Broadcasting (IRIB) (em persa: صدا و سيمای جمهوری اسلامی ايران, Sedā va Sima-vos Jomhūrī-vos Eslāmī-vos Īrān, iluminado. A voz e a Visão da República Islâmica do Irã), anteriormente chamado de National Radio iraniana e televisão até a revolução islâmica de 1979, é uma empresa de mídia iraniana que detêm o monopólio dos serviços de rádio e televisão nacionais no Irã, também está entre as maiores organizações de mídia na região da Ásia e do Pacífico, e um membro regular da Asia-Pacific Broadcasting Union.[1] IRIB é independente do governo Iraniano e sua direção é nomeado diretamente pelo líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei.[2]

Com 1.200 funcionários e filiais em 45 países em todo o mundo, incluindo a França, Bélgica, Malásia, Reino Unido, Estados Unidos, a República Islâmica do Irã Broadcasting oferece serviços de rádio e televisão nacionais e estrangeiras, transmitindo 8 canais de televisão nacionais, 4 canais internacionais de notícias, seis canais de televisão por satélite para audiências internacionais e 30 canais provinciais de televisão em todo o país disponíveis e de que fazem uso de acentos locais ou dialetos. O IRIB fornece doze estações de rádio para o público interno e através das estações de rádio IRIB World Service trinta estão disponíveis para o público estrangeiro e internacionais. Além disso também publica o jornal em persa Jaam-e Jam.[3]

IRIB, vista da rua Valiasr, Teerã

Diretor-GeneraisEditar

Diretor-geral do IRIB é o Dr. Abdol Ali Aliaskari que é nomeado pelo líder supremo do Irã no ano de 2016.

# Presidente Anos Tempo em post
1 Reza Ghotbi 1966-1979 13 anos
2 Sadegh Ghotbzadeh 1979-1981 2 anos
Mohammad Mousavi Khoeiniha (agir) 1981-1984 3 anos
3 Mohammad Hashemi Rafsanjani Vigorou entre 1984 e 1994 10 anos
4 Ali Larijani 1994-2004 10 anos
5 Ezzatollah Zarghami 2004-2014 10 anos
6 Mohammad Sarafraz 2014-2016 2 anos
7 Abdulali Ali-Asghari 2016–presente no post

Veja tambémEditar

  • Mídia do Irã
  • A censura no Irã

ReferenciasEditar

  1. Ayse, Valentine; Nash, Jason John; Leland, Rice (January 2013). «The Business Year 2013: Iran». London, U.K.: The Business Year: 112. ISBN 978-1-908180-11-7.  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. Dehghan, Saeed Kamali (6 February 2014). «Rouhanicare: Iran's president promises healthcare for all by 2018». theguardian.com. The Guardian. ... IRIB is independent of the Iranian government and its head is appointed directly by the supreme leader, Ayatollah Ali Khamenei. It is the only legal TV and radio broadcaster inside the country but millions of Iranians watch foreign-based channels via illegal satellite dishes on rooftops. ...  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. «IRIB at a glance». Islamic Republic of Iran Broadcasting. 2010. Consultado em 14 August 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externasEditar