Abrir menu principal

TV Rondônia

emissora de televisão brasileira de Porto Velho, RO
TV Rondônia
Rádio TV do Amazonas Ltda.
Porto Velho, Rondônia
Brasil
Tipo Comercial
Canais
Outros canais
Sede Bandeira de Porto Velho.svg Porto Velho, RO
Rua Miguel Chakian, 777, Avenida Governador Jorge Teixeira, 546 - Nova Porto Velho
MAPA
Slogan Sempre com você
Rede Rede Amazônica (Globo)
Rede(s) anterior(es) TV Record e Rede Tupi (REI) (1974-1975)
Rede Bandeirantes (1975-1986)
Fundador Phelippe Daou
Pertence a Grupo Rede Amazônica
Proprietário Phelippe Daou Jr.
Antigo proprietário Phelippe Daou (1974-2016)
Presidente Phelippe Daou Jr.
Fundação 13 de setembro de 1974 (44 anos)
Prefixo ZYB 590
Emissoras irmãs
Cobertura 94% do Estado Rondônia
Potência 5 kW
Página oficial redeglobo.globo.com/redeamazonica

TV Rondônia (também conhecida como Rede Amazônica Porto Velho) é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Opera no canal 4 (14 UHF digital) e é afiliada da Rede Globo. A emissora faz parte da Rede Amazônica, um complexo de emissoras de rádio e televisão espalhadas pelo norte brasileiro (exceto nos estados do Pará e Tocantins), fundado pelo empresário Phelippe Daou.

Índice

HistóriaEditar

Foi fundada em 13 de setembro de 1974, pelo jornalista Phelippe Daou, proprietário da Rede Amazônica, que tem sua sede em Manaus, AM. Desde sua fundação a TV Rondônia teve apoio financeiro decisivo do Governo de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho para sua manutenção como importante veículo de informação e entretenimento para a população da capital rondoniense. A instalação da emissora, tanto na capital como em outros municípios rondonienses, só foi viabilizada como resultado de contratos firmados entre a Rede Amazônica e o Poder Executivo, o que permitiu ao empresário consolidar e expandir rapidamente seu projeto de comunicação para a região.

Em 2010, houve a estadualização[1] dos sinais das emissoras da Rede Amazônica em seus respectivos estados, o que significa que cada emissora em seu estado de origem envia a programação local para seus próprios municípios (antes as emissoras do interior dos estados cobertos pela Rede Amazônica recebiam a programação originada pela TV Amazonas, de Manaus). Com isso, a TV Rondônia ganhou um sinal no satélite StarOne C3 na frequência 4193 Mhz, Taxa de Símbolos: 4762, na polarização Vertical em transmissão HDTV (Codificado) para uso exclusivo de suas transmissoras no interior do estado de Rondônia.

Em 1 de junho de 2012, a emissora ganha uma página para divulgação de suas matérias jornalísticas no Portal G1, das Organizações Globo. A página pode ser acessada através do endereço g1.globo.com/ro/rondonia.

Em 21 de julho de 2012, é lançado oficialmente o sinal digital em HDTV para a cidade de Porto Velho. Nessa mesma data, a emissora reinaugura seu prédio (que passou por reformas durante o período de implantação do sinal digital) e estreia novos cenários para seus telejornais, ganhando o mesmo formato do Jornal do Amazonas e de outros telejornais da Rede Globo, de forma a se aproximar de seus telespectadores.

No dia 3 de janeiro de 2015, a TV Rondônia e todas as emissoras da Rede Amazônica deixam de utilizar o nome de suas filiais, passando a utilizar apenas a nomenclatura da rede. O objetivo disto é integrar todas as emissoras, de forma a fortalecer a marca e padronizar a qualidade da programação. Com a unificação da marca, as emissoras da Rede Amazônica deixam de utilizar seus nomes próprios nas vinhetas e na divulgação dos seus programas, sem no entanto mudar de nome.

Em 26 de novembro, um raio atingiu a sede da emissora em Porto Velho, tirando o seu sinal do ar por cerca de 40 minutos. Como o raio danificou vários equipamentos, a programação local e a geração de comerciais ficou prejudicada, e a emissora voltou ao ar retransmitindo o sinal da TV Amazonas, cabeça-de-rede da Rede Amazônica em Manaus, Amazonas. O Jornal de Rondônia acabou sendo cancelado, e em seu lugar foi exibido o Jornal do Amazonas. Durante a madrugada, a emissora conseguiu sanar os problemas e reiniciou sua transmissão local no dia seguinte.[2]

Em 2 de outubro de 2017, a emissora faz mudanças nos seus telejornais. O Rondônia TV na hora do almoço deixa de existir e passa a se chamar Jornal de Rondônia 1ª edição e a edição noturna por sua vez passa a ser Jornal de Rondônia 2ª edição. Também é anunciado a extinção do Amazônia em Revista.

Em 1 de setembro de 2018, estreou nova identidade visual e novas trilhas nas duas edições do Jornal de Rondônia que passaram a ser chamadas pelas nomenclaturas JRO1 e JRO2.

ProgramaçãoEditar

Além de retransmitir a programação nacional da Rede Globo, a TV Rondônia produz os seguintes programas

Retransmitidos da TV Amazonas
  • Amazônia Rural
  • Bom Dia Sábado
  • Paneiro
  • Zappeando

SinalEditar

Referências

Ligações externasEditar