Abrir menu principal

Wikipédia β

The Daily Telegraph

The Daily Telegraph (conhecido simplesmente como The Telegraph) é um jornal britânico standard publicado em Londres pelo Telegraph Media Group e distribuído em todo o Reino Unido e internacionalmente. Foi fundado por Arthur B. Sleigh em 1855 como The Daily Telegraph and Courier. Desde 2004, ele tem sido propriedade de David e Frederick Barclay. O jornal teve uma circulação de 523.048 em março de 2014,[1] abaixo dos 1,4 milhão em 1980.[2]

The Daily Telegraph
The Daily Telegraph
The Daily Telegraph.jpg
Capa do The Daily Telegraph em 9 de maio de 2013
Formato Broadsheet
Sede Londres
Fundação 1855
Fundador(es) Colonel Arthur Burroughs Sleigh
Presidente Murdoch MacLennan
Editor John Bryant

Ele tem um jornal irmão, o The Sunday Telegraph, iniciado em 1961 e que teve circulação de 418.670 exemplares em março de 2014.[3] Os dois jornais são administrados separadamente, com diferentes equipes editoriais. Artigos publicados em qualquer um deles podem ser publicados no site www.telegraph.co.uk do Telegraph Media Group, sob o título de The Telegraph.

O jornal é amplamente considerado como um dos principais "jornais de referência" do país e tem sido descrito pela BBC como sendo "jornal do establishment".[4]

Entre os furos mais notáveis estão o escândalo das despesas de parlamentares britânicos que levou a uma série de demissões políticas[5] e sua investigação secreta sobre o gerente de futebol da Inglaterra, Sam Allardyce.

Índice

História editorialEditar

O Telegraph é tradicionalmente visto como um jornal de direita no aspecto político.[6] A combinação das ligações pessoais entre a equipe editorial do jornal e as lideranças do Partido Conservador, juntamente com a influência do jornal sobre os ativistas conservadoras, resultaram com que o jornal seja frequentemente referido jocosamente como The Torygraph.

EditoresEditar

Os editores nos últimos anos foram:

Ver tambémEditar

Referências

  1. «The Daily Telegraph – readership data». News Works. Consultado em 12 de abril de 2014 
  2. United Newspapers PLC and Fleet Holdings PLC, Monopolies and Mergers Commission (1985), pp. 5–16.
  3. «The Sunday Telegraph – readership data». News Works. Consultado em 12 de abril de 2014 
  4. «BBC NEWS | UK | The UK's 'other paper of record'». news.bbc.co.uk. Consultado em 27 de setembro de 2016 
  5. «MPs' expenses: Full list of MPs investigated by The Telegraph». Consultado em 27 de setembro de 2016 
  6. [1]

Ligações externasEditar