Wikipédia:Esplanada/propostas/Número de Primeiros Ministros de Portugal (20jan2017)

Saudações, venho por este meio expor algo que, pessoalmente, estou a ver como um problema.

Existe uma série de artigos sobre as personalidades que já ocuparam o cargo de Primeiro-ministro de Portugal... e ao percorrer essas biografias, deparei-me com o seguinte problema:

Em cada um dos artigos, aparece na caixa Info/Político o seguinte:

Há PM's antigos que diz apenas que foram PM's, mais recentemente houve os PM's 112º e 113º, a seguir existiu o 14º (depois do centésimo décimo quarto), e depois desse, todos os mais recentes, também diz apenas que foram PM's...

Não deveria haver um critério para este tipo de identificação? Luís Angelo "Tuga1143 16h50min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)

@Tuga1143: O padrão é colocar o ordinal antes do título, que está faltando em Francisco Pinto Balsemão, o 111.º, e inserir no ordinal a ligação para Lista de chefes de governo de Portugal. Segundo a lista, António Guterres foi o 114.º e José Manuel Durão Barroso, o 115.º. Alan Moraes (discussão) 18h28min de 20 de janeiro de 2017 (UTC)
Depende se se conta desde o primeiro chefe de governo, ou do primeiro primeiro-ministro. Antes de 1974 o chefe de governo era denominado presidente do conselho, não primeiro-ministro. Também depende se conta Freitas do Amaral ou não, uma vez que ele nunca foi designado oficialmente como primeiro-ministro. GoEThe (discussão) 08h58min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)
Como em tudo, o melhor é arranjar boas fontes para uma numeração e segui-la. GoEThe (discussão) 09h02min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário - Por todos os motivos acima, e para não confundir os leitores (tanto os entendidos na matéria como os leigos), a comunidade deveria decidir sobre isso... por isso gostaria de propor uma espécie de votação e um consenso sobre o assunto.

Numerar os PM's englobando todos os que já existiramEditar

  Apoio Luís Angelo "Tuga1143 14h13min de 23 de janeiro de 2017 (UTC)

Apesar de continuar a ser a favor de uma numeração, reconheço que existe o problema de que, por exemplo, nesta Fonte Mário Soares é referido como o 105º e 112º, e nesta Fonte António Costa é referido como o 13º... na eventualidade de não haver uma fonte fidedigna com uma numeração (ou até mesmo um conjunto de fontes consistente), serei a favor de não se numerar. Luís Angelo "Tuga1143 15h03min de 26 de janeiro de 2017 (UTC)

  Apoio Gonçalo Veiga (discussão) 10h38min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC) A Lista de chefes de governo de Portugal já tem a numeração de todos os primeiros-ministros desde o séc. XIX. Basta aplicar o que lá está.

Numerar os PM's contando apenas os que foram nomeados durante a 3ª RepúblicaEditar

Não numerar (pelo menos sem uma fonte fiável que defina a numeração)Editar

  1. GoEThe (discussão) 10h37min de 25 de janeiro de 2017 (UTC)
  2. Melhor não criar problemas com a numeração. Thex Waxer (discussão) 01h52min de 26 de janeiro de 2017 (UTC)
  3. sem pesquisa inédita Chico Venancio (discussão) 14h25min de 26 de janeiro de 2017 (UTC)
  4. Tetraktys (discussão) 01h42min de 28 de janeiro de 2017 (UTC)
  5. E porque se haveriam de numerar apenas os PMs da República? Qual o motivo de excluir da numeração os anteriores Presidentes do Conselho de Ministros? Havendo controvérsia, é preferível não usar mesmo qualquer numeração. Quando muito, poder-se-á dizer que foi o 13º primeiro ministro da 3ª República, por exemplo, já que isso é objectivo e sem controvérsia.-- Darwin Ahoy! 15h39min de 28 de janeiro de 2017 (UTC)

  Comentário A Wiki-PT tem a Lista de chefes de governo de Portugal, tudo o que lá está tem fontes. Efectivamente deve-se aplicar (sem mais e por uma questão de padronização) nos artigos de cada chefe de governo a numeração que lá consta. Talvez no caso de António Guterres o lapso tenha sido somente um dígito: 14.º em vez do correcto 114.º Gonçalo Veiga (discussão) 10h31min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)

Chamando o colega @Gameiro:, nosso especialista em primeiros-ministros portugueses e principal editor da respectiva lista. Gonçalo Veiga (discussão) 10h38min de 12 de fevereiro de 2017 (UTC)