Discussão:Reino de Portugal

Discussões ativas

Bandeira do Reino de PortugalEditar

A bandeira do Reino de Portugal mais próxima à verdadeira (porque a verdadeira desapareceu do mapa, não a encontro a lado nenhum) é esta -> 1. A Bandeira que o @Eu El-Rei: está a sempre a pôr é uma bandeira com a coroa errada, que é bastante semelhante à Espanhola.

Coroa Real Portuguesa -> 2 WhiskyPT (discussão) 14h22min de 8 de julho de 2020 (UTC)

Caro whisky pt, a bandeira que está a colocar, para além de ser menos satisfatória esteticamente, é incorrecta, já que mostra a coroa portuguesa como sendo totalmente dourada. Qualquer pesquisa rápida na internet revela que as bandeiras portuguesas da monarquia tinham a coroa com as pérolas e as jóias colorida: https://oportunityleiloes.auctionserver.net/view-auctions/catalog/id/224/lot/69590 Por isso tenho de pedir agora que coloque a bandeira e o brasão que coloquei antes, já que eu não o posso fazer. Eu El-Rei (discussão) 16h24min de 8 de julho de 2020 (UTC)

Sites de leilões online obviamente não são fontes fidedignas. JMagalhães (discussão) 17h32min de 8 de julho de 2020 (UTC)
E então posso saber quais as fontes fidedignas para dizer que a coroa da bandeira portuguesa não tinha outra cor senão dourado?
É normal que só se encontrem bandeiras da monarquia constitucional em sites destes, e tenho mais umas quantas se quiser:
https://www.cml.pt/leiloes/2019/198-leilao/1-sessao/23/bandeira-da-monarquia-constitucional
https://m.olx.pt/anuncio/bandeira-monrquica-portuguesa-sc-xix-IDE38vs.html?reason= Eu El-Rei (discussão) 18h30min de 8 de julho de 2020 (UTC)
@Eu El-Rei: já lhe foi referido que sites de leilões não são fontes fidedignas. Pode referenciar 500 sites de leilões, que não contribui em nada para o seu argumento.JonJon86 PQ discussão! contribuições! 08h28min de 9 de julho de 2020 (UTC)
Mais vale sites de leilões que nada sequer, repito a pergunta, e onde estão as fontes fidedignas para corroborar que a coroa portuguesa não tinha senão dourado?
https://commons.m.wikimedia.org/wiki/File:Armas_Reais_de_Portugal,_pintura_sous-verre,_séc_XIX-XX.png#mw-jump-to-license Eu El-Rei (discussão) 11h16min de 9 de julho de 2020 (UTC)
@Eu El-Rei: Está errado. Em termos de verificabilidade, ambos têm exatamente o mesmo valor (nenhum). As fontes que corroboram o outro ponto de vista têm de ser apresentadas pelo utilizador que tem esse mesmo ponto de vista. O que quero dizer é que, em termos de argumentação, nenhum dos dois apresentou ainda uma única FONTE FIDEDIGNA que corrobore qualquer um dos pontos de vista. Recomendo uma leitura do que consta em WP:FF, de modo a evitarem gastar mais tempo desnecessariamente (o vosso e o meu).JonJon86 PQ discussão! contribuições! 13h28min de 9 de julho de 2020 (UTC)
Não sei se viu, mas julgo ter enviado um ficheiro da Wikipédia, se clicar no link vê uma pintura do século XIX a mostrar o brasão real português. Se quiser posso enviar mais representações.https://palaciodabolsa.com/event/ha-mais-um-motivo-de-interesse-para-se-visitar-o-palacio-da-bolsa-3/ https://commons.m.wikimedia.org/wiki/Category:Royal_coats_of_arms_of_Portugal#/media/File%3ACoimbra_Sala_do_Exame_Privado_929.jpg https://commons.m.wikimedia.org/wiki/Category:Royal_coats_of_arms_of_Portugal#/media/File%3APalácio_Nacional_de_Sintra_12.jpg https://commons.m.wikimedia.org/wiki/Category:Royal_coats_of_arms_of_Portugal#/media/File%3ATwickenham%2C_Church_of_St_James%2C_west_window_(2).jpg Se não se contentar ainda com tudo isto, diga que mando mais imagens ainda. Eu El-Rei (discussão) 13h44min de 9 de julho de 2020 (UTC)
@Eu El-Rei:O site do Palácio da Bolsa é uma fonte aceitável. Relativamente às seguintes, deve ter em atenção o que está escrito em WP:FF, que obviamente ainda não se deu ao trabalho de ler:
"A Wikipédia é uma fonte terciária. Ela não pode utilizar citações dela própria como sendo fonte de informação: isso seria uma autorreferência"
Deve ainda ter em atenção que eu não sou a pessoa alvo da sua argumentação, uma vez que não me manifestei nem a favor nem contra nenhum dos pontos de vista.JonJon86 PQ discussão! contribuições! 14h21min de 9 de julho de 2020 (UTC)
Entendo, mas ao mesmo tempo não entendo que não se possa utilizar uma fotografia de um vitral do século XIX como fonte apenas porque está na Wikipédia commons. Ou do brasão pintado num teto do palácio de Sintra. Eu El-Rei (discussão) 14h25min de 9 de julho de 2020 (UTC)
Não há nada para entender. As regras da Wikipédia são decididas pela comunidade. Talvez lendo aquilo que lhe foi sugerido já CINCO VEZES o elucide.JonJon86 PQ discussão! contribuições! 14h29min de 9 de julho de 2020 (UTC)
De qualquer modo, apesar destas burocracias da Wikipédia, se a fotografia do site do palácio da bolsa é considerada uma fonte fidedigna, então julgo que já fundamentei o suficiente a minha escolha para a bandeira e o brasão do artigo, não? Eu El-Rei (discussão) 14h49min de 9 de julho de 2020 (UTC)
Não tenho conhecimentos suficientes sobre o tema para dar a minha opinião, até porque ambas as bandeiras me parecem bastante semelhantes. Deixo à decisão da comunidade.JonJon86 PQ discussão! contribuições! 14h59min de 9 de julho de 2020 (UTC)

A diferença está, a nível histórico, nas jóias da coroa, a versão do whisky pt apresenta a coroa como se não tivessem qualquer cor, o que é errado, como se pode comprovar pelas imagens (ainda que seja só pela do palácio da bolsa) que enviei). Eu El-Rei (discussão) 16h41min de 9 de julho de 2020 (UTC)

  Comentário A disputa é entre estes dois ficheiros:

Até agora, a única fonte dá razão ao Eu El-Rei, já que na coroa são visíveis as cores. WhiskyPT, pode esclarecer em que fontes é que se baseou para criar uma nova versão da bandeira sem cores? JMagalhães (discussão) 17h34min de 9 de julho de 2020 (UTC)

JMagalhães, https://images.impresa.pt/expresso/2016-09-20-Joias-da-coroa/original/mw-860, a coroa tinha sido malhada em ouro. Está aqui a notícia onde tirei essa imagem -> https://expresso.pt/cultura/2016-09-20-O-esplendor-de-uma-gloria-perdida WhiskyPT (discussão) 20h42min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Portanto, viu essa foto de alguém a pegar numa coroa e decidiu inventar uma bandeira de Portugal, é isso? JMagalhães (discussão) 20h44min de 9 de julho de 2020 (UTC)

A coroa que o whiskypt enviou é de facto a coroa real portuguesa desde D. João VI, e, com efeito, não tem pérolas, é ouro. No entanto, nas bandeiras e nos brasões, nunca jamais se representou a coroa sem pérolas, e tendo em conta que neste caso específico a discussão gira em torno a como era a bandeira constitucional (e não como era o objeto da coroa real), julgo que essa mesma imagem da coroa real é irrelevante. Eu El-Rei (discussão) 21h07min de 9 de julho de 2020 (UTC)

A coroa mais próxima à real é essa que está aí. Não aquela que parece a coroa espanhola. No máximo podem pôr esta bandeira, não a outra. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Portugal_(1830).svg

A coroa que o "Eu El-Rei" quer pôr (que está mais ou menos malhada em ouro) -> https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/d/d7/20200707105753%21Flag_of_Portugal_%281830%29.svg E se nesta imagem (https://images.impresa.pt/expresso/2016-09-20-Joias-da-coroa/original/mw-860) é a coroa real portuguesa porque estão em dúvida na coroa que meti? Se não é igual, é mais semelhante. E as imagens que o Eu El-Rei está a mostrar como prova (as do leilão e do Palácio) não é igual à coroa que ele mesmo quer pôr. Em caso de dúvidas só olhar esta diferença de edição que ele fez -> https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Reino_de_Portugal&diff=58710259&oldid=58704092

Resumidamente, por mim podem alterar para esta bandeira e pronto, não há mais discussão. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Portugal_(1830).svg) WhiskyPT (discussão) 21h15min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Você não pode inventar bandeiras que não existiram só porque "acha que são mais parecidas" com uma coroa. JMagalhães (discussão) 21h21min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Quem é que disse que estou a inventar coroas? Não por ter sido eu a fazer upload que fui eu que a fiz. WhiskyPT (discussão) 21h22min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Whisky pt parece que está a ignorar de propósito o foco do argumento, caso não tenha percebido nós não estamos a discutir como era a coroa real portuguesa, qualquer um pode pesquisar no Google e ver como era, o que estamos a discutir é como ela era representada na bandeira e nos brasões, e era representada com pérolas brancas. Daí a bandeira que tentei colocar ser mais próxima à realidade. Eu El-Rei (discussão) 21h30min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Não estou a ignorar, só estou a seguir o que acabaste de dizer, de como era representada nos brasões. Assim, é esta a bandeira (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Portugal_(1830).svg ) (que por acaso foste tu que a meteste) e não a que estavas a deixar que era esta (https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/d/d7/20200707105753%21Flag_of_Portugal_%281830%29.svg). E vou pôr novamente a tua última edição na bandeira (https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Reino_de_Portugal&diff=58710259&oldid=58704092). WhiskyPT (discussão) 21h47min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Julgo que fizemos aqui alguma confusão, ou pelo menos eu estou um pouco confuso, a bandeira que eu coloquei no artigo foi esta https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Flag_of_Portugal_(1830).svg Estamos de acordo em que é a bandeira correcta então? Eu El-Rei (discussão) 22h01min de 9 de julho de 2020 (UTC)

Império português na Wikipédia inglesaEditar

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_empires Nesta página da wikipédia inglesa está dito que Portugal nunca teve um controlo efetivo sobre mais que metade do Brasil. Isto é irreal, muitos usuários já deram várias fontes que contradizem isso. Portugal continha fortes e cidades no interior da Amazónia, bem como tinha um poder económico por lá. Como por exemplo a cidade de Barcelos, no Amazonas fundada em 1758. https://en.wikipedia.org/wiki/Talk:List_of_largest_empires#The_portuguese_empire_size As provas estão aqui. Porém um dos usuários chamado TompaDompa age como se a página fosse dele e mesmo com as provas ele não quer retirar o valor incorreto de 5.5m km2 do império português. Infelizmente fui bloqueado, mas faço um apelo aqui para que se juntem mais pessoas à discussão e alterar esse valor uma vez por todas. Roqui15 (discussão) 13h48min de 6 de setembro de 2020 (UTC)

Regressar à página "Reino de Portugal".